O aparelho de ar-condicionado é visto, muitas vezes, como grande vilão, quando o assunto é doenças respiratórias. O tema ganha ainda mais importância com a chegada do outono, período no qual geralmente aumenta a incidência de doenças respiratórias. O alerta, porém, é que o sistema em si não é o culpado, e sim, a falta de manutenção necessária para o perfeito funcionamento do equipamento.“O ar-condicionado não faz mal – desde que o aparelho não seja usado em excesso e esteja nas condições ideais de limpeza”. A questão não é o tempo de exposição a ele, mas, sim, a qualidade do ar circulante. “Ficar 24 horas por dia sob o ar-condicionado é prejudicial, mas não tão ruim quanto ficar apenas umas poucas horas sob um aparelho, que não está funcionando de acordo com as normas”. É típico desse sistema de refrigeração retirar a umidade do ar, e isso pode ressecar as vias aéreas. Mas, quando o aparelho está em más condições, as implicações para a saúde podem ser bem mais comprometedoras.A falta de limpeza e de manutenção correta e constante do ar-condicionado não apenas diminui a renovação do ar, mas provoca um acúmulo de sujeira. Além disso, durante o processo de refrigeração ocorre a condensação de água, que, líquida, acaba por se acumular no interior da máquina, favorecendo o surgimento de muitos fungos e bactérias. Esses dois fatores costumam responder pelo agravamento dos quadros de moléstias respiratórias como asma, rinite, sinusite e até doença pulmonar. “A temperatura baixa também contribui para a proliferação de bactérias que são resistentes ao frio”As crianças, idosos e pessoas imuno comprometidas são as mais vulneráveis e que mais sofrem com problemas respiratórios, por isso a necessidade de manter a manutenção do ar-condicionado é fundamental. O aparelho de ar-condicionado, independente de sua qualidade, ainda é melhor se comparado ao ventilador, que ao ligá-lo esparrama a poeira do chão (ácaro), o que é prejudicial ainda mais à saúde”A limpeza completa do ar-condicionado – motor e todos os dutos – deve ser feita, em média, de 30 em 30 dias. Porém, esse tempo pode variar, dependendo das condições de operação da máquina, do ambiente e do tipo de aparelho.

Limpeza

Depois da morte do ministro das Comunicações, Sérgio Motta, em 1998, que contraiu uma bactéria alojada no ar-condicionado, a Legionella, o Ministério da Saúde baixou portaria exigindo a higienização mensal dos aparelhos de ar-condicionado. A bactéria oportunista ataca, principalmente, pessoas com sistema imunológico debilitado.Para limpeza, são usados produtos biodegradáveis elaborados para este fim. Após a limpeza, é aplicado um sanitizante, um tipo de desinfetante que reduz o número de bacterianos em níveis relativamente seguros.

 

“O nosso diferencial é que a higienização do aparelho leva no máximo uma hora e é feita sem retirar o aparelho. Toda sujeira, detritos, fungos e bactérias são retirados”, diz. Porém, segundo ele, além da limpeza dos aparelhos, é preciso fazer a limpeza semanal dos filtros com água e sabão. Isso pode ser feito pelo próprio morador da residência.Especialistas chamam a atenção para a limpeza de dutos em hospitais, edifícios e locais de grande concentração de pessoas, onde há ar-condicionado ou ventilação instalada. Muitos desses locais não fazem limpeza conforme as normas, podendo colocar em risco todas as pessoas que frequentam esses ambientes. Manter o sistema de ar condicionado, split, janela ou industrial em dia com a manutenção regularmente feita por uma assistência técnica especializada evita certos transtornos à saúde, principalmente com doenças transmitidas via respiratória e o desgaste do equipamento em geral.

Em nossa limpeza, usamos produto bactericida de lavagem a Seco, ecologicamente testado e aprovado pela ANVISA, tecnologia Européia que acaba de chegar no Brasil, sem enxágue, sendo que todas as impurezas retiradas do aparelho, sejam jogadas pelo dreno, fazendo assim uma limpeza total desde a mascara até o dreno de escoo. Após a higienização do seu produto, colocamos um extrato de Capim Santo, uma erva cientificamente comprovada e indicada para cansaço físico e mental, falta de concentração, auxilia na criatividade, clareza mental e intuição,  regulariza a pressão arterial, dando uma sensação de bem estar "

 

Entre em contato conosco e agende a limpeza

Limpeza de Ar Condicionado

Please reload