O clima gostoso proporcionado pelo ar condicionado é muito bom! Poder trabalhar, estudar, ou simplesmente dormir em um ambiente climatizado é muito importante para uma melhor qualidade de vida. Porém, para continuarmos usufruindo desse benefício, é essencial manter a correta manutenção do aparelho. 

 

Umas das principais causas para a queda no resfriamento do ar-condicionado é o vazamento de gás. Essa perda, na maioria das vezes, ocorre de uma maneira gradual e diminui a capacidade de refrigeração do aparelho aos poucos. Muita gente nem percebe esse vazamento logo no início, principalmente nas cidades onde o clima é mais ameno.

 

Mas qual é o principal motivo para esse problema? O ar-condicionado trabalha alterando a pressão e a temperatura do gás pra refrigerar o ambiente. Essa constante variação de temperatura dilata e retrai as porcas que fecham os canos de cobre pelos quais o gás passa. E, nesse processo, o gás acaba vazando.

 

Então, qual a solução para esse problema, que é relativamente comum? O mais indicado, ao desconfiar da perda do gás, é chamar um técnico especializado para fazer uma avaliação do aparelho. Caso o vazamento seja detectado, o profissional vai fazer a devida reposição e solucionar a fonte do problema, que geralmente é o afrouxamento das porcas.

 

É sempre importante, também, nos atentarmos para as medidas de prevenção. Para a máxima eficiência do ar-condicionado, são necessários alguns cuidados na hora da instalação. O aparelho precisa realizar a troca de temperatura com o ambiente externo e, para isso, é preciso que a parte externa (condensadora) não esteja com a ventilação obstruída.

 

 

Caso seu Ar condicionado necessite de limpeza e manutenção entre em contato conosco